MACACOS LONG BOARDS RAIZ E ESSÊNCIA DO SKATE DE LADEIRA NA CIDADE DE MAUÁ!

Sejam todos bem vindos ao nosso espaço virtual, aqui iremos contar nossa história, registrar nossas remadas e sessões nas ladeiras, resultados dos 'best tricks', divulgar nossos parceiros, patrocinadores e eventos que participarmos.

Chega pra somar macadada!

Sobre nós

A Macacos Longboard surgiu na cidade de Mauá há mais de uma década, pelos próprios skatistas de ladeira, com o intuito de unir os atletas da região e promover o skate sem limite de fronteiras.

A Equipe Macacos Longboard visa através de seu trabalho, aumentar o interesse do poder público para investir em políticas públicas relacionadas ao Skate e a cultura de rua, assim como despertar as empresas privadas para que invistam mais no Skate e em nossa cultura, seja do segmento ou não.

FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO NO FACEBOOK

A HISTÓRIA DA MODALIDADE

Historiadores acreditam que o skate tenha surgido no princípio dos anos 60 na Califórnia. Era uma época onde reinava o surf, alguns surfistas pegaram as rodas de seus patins, e colocaram em pranchas de madeiras, para que assim pudessem surfar em terra firme quando não tivesse ondas. Os primeiros skates foram comercializados em 1965 fabricados industrialmente e logo surgiram as primeiras competições e sua expansão pelo mundo.

O downhill surge como uma das modalidades mais radicais do skate, os historiadores apontam ter sido o Californiano Cliff Coleman o pioneiro da modalidade. O downhill caracteriza-se pela descida de ladeiras realizando derrapagens e mudanças de direções em alta velocidade, as vertentes do slide (realizada com o skate do tamanho normal) e longboard (muito aproximado com a prática do surf) se encontram a maioria dos adeptos. Os eventos são o ápice das modalidades, chegam a reunir cerca de 500 pessoas, entre atletas, fotógrafos, organizadores e públicos.

O auge do esporte foi no início dos anos 80, com diversos campeonatos, atletas em constante evolução e o surgimento de novos adeptos, no início dos anos 90 também houve o surgimento de uma nova safra de atletas e eventos de grande porte, entretanto, nos anos finais da década as modalidades enfrentaram uma grande crise, com uma grande ausência de eventos e o não aparecimento de novos adeptos, eis que chegamos a década de 2000 e o surgimento de uma nova safra de atletas, inovando a modalidade, com novas manobras. A década também é marcada pelo grande número de eventos no cenário nacional, antes concentrados somente na capital paulistana a modalidade se expande para outros Estados, até mesmo para países da América do Sul.
 
As características da modalidade possibilitam uma maior facilidade na promoção de eventos, haja vista não haver necessidade da alocação de recursos específicos, como pistas ou obstáculos, necessitando apenas do alvará de fechamento da via para realização do evento.